25.2.12

politica multiplicada


O que adianta ser jovem se vc é colocado na periferia e ninguem da bola pra vc. Até onde a pesquisa cientifica a respeito é factivel e ate onde a etnografia é realmente consistente. Muitos coletivos fazem arte fora dos museus e de todo tipo de institucionalidade, pois consideram que nela existe a burocracia elitista da qual eles querem fugir e percebem que não sao obrigados a ser subordinados pela mesma.
A lei está para a sociedade embora quem tenha que cumpri-la seja a classe baixa enquanto a classe alta se sobrepoe as leis por meio do dinheiro e das facilidades que o mesmo as ocasiona enquanto as outras classes não tem a oportunidade de chegar até lá.
Por isso os coletivos são um meio de manifestacao para poder sobreviver e construir uma ponte a mais, se agrupar e se juntar para estar em uma condição melhor e obter as oportunidades que não teriam se não construissem esses meios.
Estes coletivos utilizam-se da arte para se manifestar. A arte é importante, embora ela não vai te levar a nada se você não se apropriar dela para comunicar o que precisa, e isso só vai acontecer enquanto vc seja livre na arte e a utilize como ferramenta para comunicar, podemos ver isto na produção audiovisual de diversos coletivo. A arte visual não se fecha nada mais ao audiovisual, e muitos grupos utilizam-se de uma arte visual de um orçamento mais baixo para se manifestar e fazer chegar a mais pessoas na cidade.

Comunicar a sociedade? Comunicar a quem?
Muitas vezes, as manifestacoes desses coletivos e de todo jovem cai no abismo da revolução no meio de um sistema já estruturado a anos atras e de muito dificil modificação. Colonizacao policia escola política familia igreja catolica e o sistema caotico da cidade, trasnporte.....
Os jovens conseguem construir algo novo e impactante nas suas proprias comunidades e nos pequenos grupos que eles constroem e no qual se relacionam. As apropriações são interessantes mas cabe a todos se questionar até onde estas apropriações são parte de uma rebeldia a mais, ou uma real tentativa de fugir do sistema no qual eles estão implementados. Até onde estes jovens conseguem mudar a realidade de muitos (e não de poucos) e o sistema cotidiano da cidade?
O frustramento surge embora as mudanças são em larga escala e periodo de tempo, o que muda é a percepção destes jovens em relação as questoes nas quais antes eles se sentiam oprimidos e agora eles sabem que não sao mais. Uma vez inseridos no sistema, este forma de controle e repressão que antes ocasionava medo, agora é bem menor e as possibilidades de ação, comunicacao e criaçao  tornam-se mais amplas.  
Boa parte das ações são midiáticas, embora este seja um timido começo podemos ver o resultado que partem de idéias autogestionarias mas caminham em direções maiores, aqui vemos que onde a arte e a mídia caminham em camidos conjuntos para a construção de jovens para a politicidade combinada. 

2 comentários:

  1. Rennan Simões25/2/12

    Irado Giu !
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Adorei seu comentário, meus parabéns! concordo com tudo e torço para que continue assim, em suas pesquisas! beijos

    ResponderExcluir